Ferramentas comuns no LabVIEW

Incluído nesta seção

Em uma linguagem de programação gráfica, como o software LabVIEW, o mouse é o principal modo de interação com o ambiente de programação. Dessa forma, o ponteiro do mouse deve ser capaz de realizar muitas tarefas diferentes, como selecionar, conectar fios, destacar texto e outras mais. Este módulo examina não apenas as muitas funções que podem ser realizadas pelo mouse no LabVIEW, mas também como realizar essas tarefas.

Este módulo também abrange outras maneiras importantes de modificar seus VIs: menus de atalhos, caixas de diálogo de propriedades e a barra de ferramentas.

Como selecionar uma ferramenta

Usando as ferramentas fornecidas no LabVIEW, você pode criar, modificar e depurar VIs. Uma ferramenta é um modo de operação especial do cursor do mouse. O modo de operação do cursor é representado pelo ícone da ferramenta selecionada. O LabVIEW seleciona a ferramenta com base na posição atual do mouse.

Figura 1. Paleta Tools (ferramentas)

Você pode escolher manualmente a ferramenta de que precisa, selecionando-a na paleta Tools. Selecione View»Tools Palette para abrir a paleta Tools.

Seleção automática de ferramentas

O item de cima na paleta  Tools é o botão de seleção automática de ferramenta. Selecionando esse botão, o LabVIEW escolhe automaticamente uma das ferramentas, com base na posição de seu cursor. Para desativar a seleção automática de ferramentas, clique novamente nesse botão ou em outro botão dessa paleta.

Se fôssemos comparar as ferramentas do LabVIEW com utensílios domésticos, as ferramentas descritas abaixo seriam, por exemplo, uma chave de fenda, uma faca e um saca-rolhas, e o seletor automático de ferramentas seria um canivete suíço, que é capaz de realizar as tarefas de todos esses utensílios.

Figura 2. Ferramentas individuais e seletor automático de ferramentas

Abaixo estão listadas algumas das ferramentas mais comumente usadas no LabVIEW. Observe que quando o botão de seleção automática de ferramenta está habilitado, o ponteiro do mouse se transforma em uma das ferramentas abaixo, dependendo da tarefa a ser realizada no LabVIEW.

Ferramenta Operating


Use a ferramenta Operating para alterar os valores de um controle. Por exemplo, na figura 3, a ferramenta Operating desloca o ponteiro pelo controle deslizante horizontal. Quando o ponteiro do mouse é colocado sobre esse controle, o cursor acessa automaticamente a ferramenta Operating.

Figura 3. Uso da ferramenta Operating

A ferramenta Operating é mais usada na janela do painel frontal, mas você também pode usá-la na janela do diagrama de blocos, para alterar o valor de uma constante booleana.

Ferramenta Positioning


Use a ferramenta Positioning para selecionar ou redimensionar objetos. Por exemplo, na figura 4 a ferramenta Positioning seleciona o controle numérico Number of Measurements. Após selecionar um objeto, você pode movê-lo, copiá-lo ou eliminá-lo. Quando o ponteiro do mouse é colocado sobre a borda de um objeto, o cursor acessa automaticamente a ferramenta Positioning.

Figura 4. Uso da ferramenta Positioning para selecionar um objeto

Se o ponteiro do mouse for colocado sobre o nó de redimensionamento de um objeto, o modo do cursor será alterado para mostrar que você pode redimensionar esse objeto, como mostrado na Figure 5. Observe que o ponteiro do cursor está sobre um canto do gráfico XY em um nó de redimensionamento e o modo do cursor foi alterado para uma seta dupla.

Figura 5. Uso da ferramenta Positioning para redimensionar um objeto

Você pode usar a ferramenta Positioning na janela do painel frontal e no diagrama de blocos.

Ferramenta Labeling


Use a ferramenta Labeling para inserir texto em um controle, editar texto e criar rótulos. Por exemplo, na figura 6 a ferramenta Labeling introduz texto no controle numérico Number of Measurements. O cursor acessa automaticamente a ferramenta Labeling quando o ponteiro do mouse é colocado sobre o interior do controle. Clique uma vez para colocar o cursor dentro do controle. Em seguida, dê um clique duplo para selecionar o texto atual.

Figura 6. Uso da ferramenta Labeling

Quando você não estiver em uma área específica de uma janela do painel frontal ou janela do diagrama de blocos que acessa um determinado modo de ponteiro de mouse, o cursor assumirá a aparência de um sinal de mais (+) Com a seleção automática de ferramenta habilitada, você pode dar um clique duplo em qualquer área livre para acessar a ferramenta Labeling e criar um rótulo.

Ferramenta Wiring


Use a ferramenta Wiring para conectar fios entre objetos no diagrama de blocos. Por exemplo, na figura 7, a ferramenta Wiring conecta o terminal Number of Measurements ao terminal de contagem do loop For. Quando colocado sobre o ponto de entrada ou saída de um terminal ou sobre um fio, o cursor acessa automaticamente a ferramenta Wiring.

Figura 7. Uso da ferramenta Wiring

A ferramenta Wiring é usada principalmente na janela do diagrama de blocos e quando você cria um painel de conectores na janela do painel frontal.

Outras ferramentas acessadas a partir da paleta

A partir da paleta, você pode utilizar também as seguintes ferramentas:


Use a ferramenta Object Shortcut Menu para acessar o menu de atalhos de um objeto clicando com o botão esquerdo do mouse. Você pode também acessar esse menu clicando com o botão direito em qualquer objeto do LabVIEW.


Use a ferramenta Scrolling para percorrer as janelas sem usar barras de rolagem.


Use a ferramenta Breakpoint para colocar breakpoints em VIs, funções, nós, fios e estruturas. Com esses breakpoints, é possível suspender a execução do VI nesses locais.


Use a ferramenta Probe para criar pontas de prova nos fios no diagrama de blocos. A ferramenta Probe também é usada na verificação de valores intermediários em um VI que produza resultados questionáveis ou inesperados.


Use a ferramenta Coloring para definir as cores de um objeto. A ferramenta Coloring também mostra as cores de frente e fundo usadas no momento.


Use a ferramenta Get Color para copiar cores e colar com a ferramenta Coloring.

Menus de atalhos

Todos os objetos do LabVIEW têm menus de atalhos associados, também conhecidos como menus de contexto, menus pop-up e menus ativados pelo botão direito do mouse. Após ter criado um VI, você pode usar os recursos do menu de atalhos para alterar a aparência ou comportamento dos objetos do painel frontal e do diagrama de blocos. Para acessar o menu de atalhos, clique em um objeto com o botão direito do mouse.

Figura 8. Menu de atalhos para um medidor

Caixas de diálogo de propriedades

Os objetos da janela do painel frontal também têm caixas de diálogo de propriedades, que você pode usar para alterar a aparência ou comportamento desses objetos. Clique em um objeto com o botão direito do mouse e selecione Properties no menu de atalho aberto, para acessar a caixa de diálogo de propriedades desse objeto. A figura 9 mostra a caixa de diálogo de propriedades do medidor mostrado na figura 8. As opções disponíveis na caixa de diálogo de propriedades de um objeto são similares às opções disponíveis no menu de atalho desse objeto.

Figura 9. Caixa de diálogo de propriedades de um medidor

Você pode selecionar vários objetos do painel frontal ou do diagrama de blocos e editar as propriedades que esses objetos têm em comum. Para selecionar vários objetos, use a ferramenta Positioning para arrastar um retângulo de seleção ao redor de todos os objetos que você quer editar, ou mantenha pressionada a tecla <Shift> enquanto clica em cada um desses objetos. Clique em um objeto com o botão direito do mouse e selecione Properties no menu de atalho aberto, para acessar a caixa de diálogo Properties desse objeto. A caixa de diálogo Properties somente mostra as guias e propriedades que os objetos que você selecionou têm em comum. Quanto mais similares os objetos selecionados, mais guias e propriedades você verá na tela. Se você selecionar objetos que não têm propriedades em comum, a caixa de diálogo Properties não mostrará nenhuma guia ou propriedade.

Barra de ferramentas da janela do painel frontal

Cada janela tem uma barra de ferramentas associada a ela. Os botões da barra de ferramentas da janela do painel frontal são usados para executar e editar o VI.

A barra de ferramentas abaixo é mostrada na janela do painel frontal.


Clique no botão Run para executar um VI. O LabVIEW compila o VI, se necessário. Você poderá executar um VI se o botão Run for mostrado como uma seta branca, como se vê à esquerda. Essa seta branca também indica que o VI pode ser usado como subVI, caso você crie um painel de conectores para esse VI.


Enquanto o VI é executado, o botão Run é mostrado dessa forma se o VI for um VI de nível superior, o que significa que não tem chamadores e, portanto, não é um subVI.


Se o VI executado for um subVI, a aparência do botão Run mudará conforme mostrado.


O botão Run aparecerá com uma seta quebrada caso o VI que você estiver criando ou editando contenha erros. Se o botão Run ainda aparecer com uma seta quebrada após você ter terminado de conectar os fios no diagrama de blocos, isso significa que o VI está "quebrado" e não poderá ser executado. Clicando nesse botão, você abrirá a janela Error list, que exibe todos os erros e advertências para o VI.


Clique no botão Run Continuously para executar o VI até que sua execução seja abortada ou interrompida. Você pode também clicar nesse botão novamente para desabilitar a execução contínua.


Enquanto o VI é executado, o botão Abort Execution é mostrado. Você poderá clicar nesse botão para interromper o VI de imediato, caso não haja outra maneira de interromper o VI. Se estiver sendo executado mais de um VI de nível superior que utilize esse VI, esse botão será exibido em cor mais fraca.

Cuidado: O botão Abort Execution interrompe o VI de imediato, antes que o VI conclua a iteração que está sendo executada. Ao abortar um VI que utilize recursos externos, como um hardware externo, pode ser que esses recursos não sejam reiniciados ou liberados adequadamente, ficando em um estado indeterminado. Para evitar esse problema, inclua um botão de parada ao projetar VIs.


Clique no botão Pause se quiser interromper a execução de um VI. Quando você clica no botão Pause, o LabVIEW apresenta em destaque no diagrama de blocos o local no qual você interrompeu a execução. O botão Pause será exibido na cor vermelha. Clicando no botão Run novamente, a execução do VI será reiniciada.


Selecione o menu Text Settings para alterar as configurações da fonte, incluindo tamanho, estilo e cores, de partes selecionadas do VI.


Selecione o menu Align Objects para alinhar os objetos em relação ao eixo vertical, à borda superior, à esquerda e assim por diante.


Selecione o menu Distribute Objects para distribuir objetos de maneira uniforme, definindo o espaçamento, a compressão e outras opções.


Selecione o menu Resize Objects para redimensionar vários objetos do painel frontal, deixando-os do mesmo tamanho.


Selecione o menu Reorder quando houver objetos que se sobreponham uns aos outros e você queira definir qual está na frente ou atrás do outro. Selecione um dos objetos com a ferramenta Positioning. Em seguida, selecione a opção Move Forward, Move Backward, Move To Front ou Move To Back.


A busca do LabVIEW pode localizar informações no LabVIEW Help, nas paletas Controls e Functions, e no suporte da NI, no suporte da comunidade, em downloads e seções de informações do produto no site ni.com. É possível configurar quais categorias você quer que o LabVIEW busque selecionando Tools » Options e depois Search na lista Category


Selecione o botão Show Context Help Window para ver a janela Context Help.


O botão Enter Text é mostrado na tela para lembrá-lo de que há um novo valor disponível para substituir um valor antigo. O botão Enter Text desaparecerá quando você clicar nele, pressionar a tecla <Enter> ou clicar em alguma área do painel frontal ou do diagrama de blocos.

Ferramentas da janela do diagrama de blocos



Quando você clica no botão Clean Up Diagram, o LabVIEW redesenha todos os fios e reorganiza os objetos existentes no diagrama de blocos automaticamente, criando um layout mais limpo. Para configurar as opções de limpeza, selecione Tools » Options para exibir a caixa de diálogo Options e selecione Block Diagram: Cleanup na lista Category.

Os outros botões exclusivos da barra de ferramentas do diagrama de blocos são usados principalmente para resolver problemas. Você poderá encontrar uma descrição completa desses botões na página de ferramentas de depuração.

Aprenda os conceitos básicos do LabVIEW de uma nova maneira

Aprenda os conceitos do LabVIEW com nossa nova experiência interativa.

Continue seu aprendizado

Anterior Programação por fluxo de dados
Ferramentas de depuração no LabVIEW Próxima